LOOK! a Loja do Birdwatching! Para você, que como nós é "Full Time Birdwatcher"!
Livro Serra da Canastra: Refúgio das Aves do Cerrado
Resultado de intenso trabalho de pesquisa histórica, levantamento ornitológico e registro fotográfico elaborado ao longo de mais de uma década pelo guia, fotógrafo e pesquisador Alessandro Abdala, o livro apresenta um panorama do rico Bioma Cerrado, em especial da região em que se insere o Parque Nacional da Serra da Canastra, em uma visão artística que descreve as paisagens, plantas, animais, a gente e mais de cem espécies de aves típicas do cerrado mineiro, algumas ameaçadas de extinção.
Não se trata apenas de um livro de fotos de aves. O livro é uma das poucas obras capazes de combinar paisagens, história, cultura, gastronomia e natureza da região da Serra da Canastra.
A obra é um livro coeso, com 248 páginas que possui grande riqueza nas informações históricas da região, uma grande quantidade de espécies de aves, que tornam esse livro indispensável para quem a visita, e ilustrações exclusivas da fauna brasileira de autoria de Denis Balduíno.
Além das aves típicas da região da Canastra, o livro apresenta primorosas fotografias de espécies raras e ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo.
Outras espécies ameaçadas encontram no Parque Nacional da Serra da Canastra um verdadeiro refúgio para sobrevivência. “Dentro do bioma Cerrado, as aves especializadas nos campos naturais são algumas das que mais sofrem ameaças atualmente, como queimadas criminosas e a exploração indiscriminada dessas terras para a agropecuária”, relata o autor. Galito (Alectrurus tricolor), andarilho (Geositta poeciloptera), papa-moscas-do-campo (Culicivora caudacuta) e a magnífica águia-cinzenta (Urubitinga coronata), todas em extinção, são algumas das espécies dependentes dos campos naturais e retratadas na obra.
O livro revela ainda, imagens de espécies pouco documentadas, como o maxalalagá (Micropygia schomburgkii) um tipo de saracura de áreas campestres extremamente arisca.
Não é apenas um livro: é uma doce e poderosa declaração de amor pela Serra da Canastra.
Alessandro Abdala, mineiro de Sacramento (MG), formado em História pela UNESP, é pesquisador e professor de História, fotógrafo premiado e designer gráfico. Também é co-editor da Revista Destaque IN, Revista cultural de Sacramento, e dirige a agência Impacto Comunicação, onde desenvolve projetos de cunho editorial. Como pesquisador tornou-se profundo conhecedor da região do antigo Julgado do Desemboque, Sacramento e Serra da Canastra, onde atua como guia em viagens exclusivas para observação de aves e vida selvagem no interior e entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra. O gosto pela fotografia, que era antigo, aprimorou-se com a vontade de registrar as belezas naturais e as formas de vida silvestre que observava sempre. À paixão pelas aves aliou a técnica fotográfica para produzir imagens que retratam a diversidade das paisagens, flora e fauna do cerrado mineiro. Atualmente, Alessandro desenvolve projetos nas áreas de educação, design e fotografia, tendo seus trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
Alessandro é autor dos livros: Jóias Aladas – Os incríveis beija-flores da Serra da Canastra, Serra da Canastra: Refúgio das aves do Cerrado (obra indicada ao Prêmio Jabuti de Economia Criativa – 2018) e do Folheto Guia de Aves Serra da Canastra.
DADOS TÉCNICOS:
ISBN: 978-85-99840-09-2
Título: SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado
Autor(es): Alessandro Abdala
Ano: 2017
Edição: 1ª
Editora: Bertolucci
Cidade/UF: Sacramento/MG
Idioma: Português (Contém nomes das espécies em inglês)
Assunto: História e Natureza da Serra da Canastra - Aves
País produção: Brasil
Encadernação: Capa dura
A x L x C: 20,0 x 30,0 x 5,0 cm
Peso: 1500 g
Nº de páginas: 248
LOOK! a Loja do Birdwatching! Para você, que como nós é "Full Time Birdwatcher"!